06/12/2009

Subsistemas Terrestres



Os subsistemas são grandes reservatórios de matéria e energia. Consideram-se quatro subsistemas principais na terra: a geosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera. Estes quatro subsistemas são interdependentes.




A Geosfera é representada pelas rochas e os solos. Este subsistema serve de suporte a grande parte da vida terrestre. Como por exemplo, as plantas terrestres captam do solo grande parte dos seus nutrientes. Produtos resultantes da decomposição de cadáveres e restos de seres vivos, integram-se na geosfera.


A Hidrosfera é constituída por reservatórios de água existentes na terra. Oceanos, rios, glaciares e águas subterrâneas fazem parte deste subsistema.
Os oceanos apresentam os maiores reservatórios aquáticos, 97,5%, o que indica que a água essencial ao ser vivo, para a agricultura e indústria representam apenas 2,5% da água existente. Maior parte da água doce, cerca de 74% encontra-se gelada, constituindo os calotes polares e os glaciares. Grande parte da água doce não gelada, forma reservatórios subterrâneos. Apenas uma pequena fracção está na atmosfera e outra porção ainda menor está armazenada na biosfera.

A Atmosfera estabelece intercâmbio de matéria e energia com os restantes subsistemas, por exemplo ao ocorrer uma erupção vulcânica, o calor, vapor de água, gases e poeiras é lançado para a atmosfera alterando a sua composição.


Da Biosfera fazem parte, o conjunto de seres vivos que povoam a terra. Os seres vivos interagem com os diferentes subsistemas. Existem seres vivos na geosfera, na hidrosfera e na atmosfera.

Quando ocorrem mudanças num subsistema, essas alterações afectam os outros subsistemas, de modo que um novo equilíbrio seja estabelecido.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. perdon muy bueno el material si no ss d primaria aguantatelas tontis

      Eliminar
  2. esta muy bueno el material me sirvio todo

    ResponderEliminar